Obama anuncia medidas para a redução da dependência do petróleo

É com grande agrado que li esta noticia hoje das edições online de vários jornais.

“Não vamos a ser refens de recursos que se estão esgotando, de gorvernos hostís, e de uma Terra em Aquecimento Global” – foram estas as palavras proferidas por Barack Obama quando anunciou a decisão do seu governo em reduzir as emissões de CO2 e impulsionar a energia verde daquele que é o segundo maior poluente do mundo só ficando atrás da mega-poluidora China.

Obama afirmou também que a dependencia do crude estrangeiro e as mudanças climáticas representam “ameaças urgentes para a segurança naciona” estadounidense. Com este giro radical na política energética dos EUA e sobre-tudo interpolada pela política Bush, o objectivo é preservar o ambiente ao mesmo tempo que se criam milhares de empregos com base nesta iniciativa.

Assim Obama está enviando um sinal ao mundo de que os EUA estão levando a sério o tema ambiental, e desta forma pressionar o congresso para que aprove da forma mais rápida possível todas as medidas necessárias para reduzir as emissões de gases nocívos para o planeta.

Como opinião pessoal creio que se esta medida devia de ser amplamente implementada na maioria dos países desenvolvidos de forma a diminuir a dependencia dos combustiveis fosseis. Bastava para tal, que todo o empreendimento nacional onde está ideia fosse viável a obrigação de utilização de energias renováveis (telhados de hospitais, tribunais, camaras municipais, estádios de futebol, prédios de habitação) onde nos telhados existisse a possibilidade da colocação de paineis solares de forma viável para garantir a totalidade ou parcialidade das necessidades energéticas do edificio. A comparticipação do estado na instalação destes mesmos sistemas em instalação já existentes. Bem como a facilidade e comparticipação na adquisição de transportes não poluentes, como por exemplo as bicicletas, que sendo um meio totalmente não poluentes não recebem qualquer tipo de apoio financeiro, como por exemplo os veiculos electricos já recebem! Na Inglaterra, desde que proves que usas a tua bicicleta essenciamente para te deslocares de forma a não pegares no carro, recebes cerca de 50% do valor total da bicicleta, sendo que este valor é-te dado atravez de uma redução nos impostos gradualmente ao longo de um par de anos!

Voltado ao tema inicial, só esta iniciativa de Obama a meu ver já lhe vale o proximo mandato na casa branca em 2013! Resta saber se os lobis do ouro negro não lhe fazem a folha…

One Response to Obama anuncia medidas para a redução da dependência do petróleo

  1. kalenda diz:

    Bem amigos para quem não teve hipotese de acompanhar, aqui está o que homem prometeu nesta área que me é tão querida:

    http://my.barackobama.com/page/content/newenergy

    vamos ver se cumpre com isto tudo antes de lhe fazerem a “folha”😉

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: