A alma no hemisfério direito?

Olá Pessoal,

Antes de mais quero agradecer ao kalenda por toda a informação que tem partilhado connosco e em especial por estes links que surgiram como comentário mas que, após ver, faço questão de os converter num post para uma nova discussão.

A história é contada na primeira pessoa por uma Senhora (Dr. Taylor)  que passou e sobreviveu a um AVC.

Ao escutar a história completa concluímos, jutamente com a Dr. Taylor, que os dois hemisférios do nosso cérebro funcionam de formas muito distintas.

De uma forma muito resumida podemos dizer que o hemisfério direito é responsável por toda as sensações extracorporais e que levam a nossa percepção mais além do nosso corpo. Por outro lado, o hemisfério esquerdo trás-nos de volta ao nosso corpo e à nossa realidade tornando-nos muito mais racionais no mundo que nos rodeia.

Atendendo aos últimos debates sobre a existência das almas e sobre as vivências extra-corporais, gostaria de ter o vosso comentário sobre este tema. Penso que a experiência das senhora pode ser muito bem analisada e certamente nos ajudará a formar diversos argumentos para ‘puxar a corda’ para qualquer um dos lados.

Estou a postar imediatamente após ver o filme por isso ainda não posso adiantar uma opinião muito bem argumentada. Irei comentar depois.

Ficam aqui os links para ver com legendas em Português no youtube. (Fornecidos por kalenda)

Parte 1 – http://www.youtube.com/watch?v=m0O0Il8Vn_g&feature=related#

Parte 2 – http://www.youtube.com/watch?v=thWwpYNN3-A&feature=related#

Abraços

6 Responses to A alma no hemisfério direito?

  1. mastiphal diz:

    Acabei de ver o filme agora mesmo.
    Já vivi um caso de avc na minha familia, nomeadamente no meu avô materno.
    O que nos levou à rapida conclusão de que tinha tido um avc foram os sintomas visiveis no corpo dele, um dos lados do corpo a nível motor estava completamente funcional enquanto que o outro estava “desligado”. Não tinha força numa das pernas e num dos braços, um olho estava semi-aberto enquanto o outro estava normal, os lábios também estavam descaidos, e a precepção do que se passava à sua volta.
    Em suma o avc do meu avô também foi no lado direito, afectando-lhe o lado esquerdo do corpo (Como o braço da Dra. Taylor no filme) e também aconteceu como ela explicou, o meu avô passou de um momento para o outro, de ser um velhote carinhoso, a ser um ser estranho ao meio que lhe rodeava e onde viveu toda a vida, não se lembrava dos nomes das pessoas com que lidava todos os dias, não tinha consciencia das horas, nem conhecia os cantos à casa. A recuperação dele demorou cerca de 6 meses, felizmente foi um avc pequeno.
    Tal como a Dra. Taylor, o meu avô recorda-se de eventos da vida dele com 60 anos ou mais, às vezes com detalhes e promenores que espantam quem está a ouvir, mas também é verdade que por vezes falha em promenores e ainda tem alguma dificuldade em assimilar os acontecimentos do presente.
    Não vejo a precepção de quando estas cenas nos acontecem como um nirvana como a doutora referiu, creio que se trata mais de um curto-circuito e as coisas deixam de fazer sentido, provavelmente os neurónios da felicidade estivessem em contacto com os da imaginação e as suas descargar eléctricas criassem um sentimento de fuga do corpo e de nirvana puro… Provavelmente se tivesse acontecido no lado esquerdo ela teria perdido as memórias do passado e os planos combinados com os amigos para o futuro. Ou talvez não, seria presizo eu viver uma situação semelhante para poder desvenda-los ou que estes casos pudessem ser previstos e assim fazer os exames cerebrais necessários ao doente no exacto momento que estes acontecem para que se possa chegar a uma conclusão definitiva.

  2. rogeriopfm diz:

    Bem visto tex! Por acaso já tinha visto no TED… esse site tem por si material para um blog durante anos lol. É pena não poderes ver o site no teu pc mas podes sempre subscrever te ao TEDtalksdirector no youtube para te manteres ao corrente pá😉

  3. kalenda diz:

    Aproveito para agradecer o vosso interesse pelo assunto. Tenho pena de não ser mais activo (devido a uma grande falta de tempo😦 e poder partilhar convosco o que me vai na cabeça e na alma.

    As “grandes” comadres zangaram-se …🙂

    http://news.bbc.co.uk/2/hi/business/davos/7857790.stm

  4. À primeira vista acho que é uma treta mas logo digo mais qualquer coisa, quando vir a tua resposta.😉 Força Texas

  5. Pingback: Construindo um Cérebro num chip de silicone « Ode Triunfante

  6. jmct diz:

    Fica aqui uma notícia científica relacionada com os hemisférios e a parte espiritual do ser humano.

    http://www.physorg.com/news185027522.html

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: