Apocalipse financeiro evitado no último minuto…

Não consegui resistir a postar esta noticia aqui apesar da fonte estar no nosso blogroll (http://www.lawrei.eu/MRA_Alliance/).

A noticia pode ser vista neste link http://www.lawrei.eu/MRA_Alliance/?p=3111

Mas fica aqui postada também:

Paul Kanjorski, presidente da Subcomissão do Mercado de Capitais do Congresso dos Estados Unidos, revelou que o mundo esteve à beira de um colapso financeiro global, no dia 15 de Setembro do ano passado, tendo o desastre sido evitado devido ao encerramento dos mercados decidido pelas autoridades monetárias norte-americanas que impediu uma “corrida electrónica aos bancos.” Naquele dia, cerca das 11 da manhã  (hora de Nova Iorque), a Reserva Federal (Fed) detectou uma retirada massiva de fundos dos mercados monetários, que atingiu cerca de USD 550 mil milhões/bilhões (mm/bi) no espaço de uma hora ou duas, através de resgates electrónicos”, explicou Kanjorski, durante uma entrevista à cadeia de televisão norte-americana C-Span.

“O Tesouro abriu as janelas do crédito para ajudar”, disse Kanjorski. “Eles injectaram 105 mm/bi no sistema mas concluíram rapidamente que não poderiam controlar a erosão. Estávamos a assistir a uma corrida electrónica aos bancos. Eles decidiram congelar todas as contas bancárias e anunciaram a extensão das garantias dos depósitos para USD 250 mil, por cada conta, para evitar o pânico. Isto foi o que realmente aconteceu.  Se eles não tivessem feito aquilo, os prognósticos apontavam para que, cerca das duas da tarde, USD 5,5 mil biliões/triliões (mibi/tri) teriam sido retirados do mercado monetário dos Estados Unidos. A economia norte-americana teria entrado em colapso e, 24 horas depois, a economia mundial teria igualmente entrado em colapso. (…) Teria sido o fim do nosso actual sistema político e económico, tal como o conhecemos.”

MRA Alliance/C-Span (extracto da entrevista)

Não sei fique triste por não ter mesmo acontecido ou se preocupado pelo facto de poder acontecer desta forma tão súbita.

2 Responses to Apocalipse financeiro evitado no último minuto…

  1. mrr diz:

    Achei que isto seria interessante para ser discutido e divulgado no v/blog

  2. Joao Teixeira diz:

    Eu nunca sequer tinha ouvido falar em tal coisa.

    Obrigado por partilhares, vou começar a ver isso com calma. Já agora aproveito para deixar aqui outro:

    Ainda é cedo para poder minimamente falar com o assunto, não posso aceitar logo de inicio todas estas coisas senão não estaria a ser crítico. Mas, certamente chocou-me e vou estar atento.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: