Sexta-feira 13

Hoje é sexta-feira 13, supostamente diz de azar para muitos… ou de sorte para outros.

Ao medo deste dia, dá-se o nome de parascavedecatriafobia ou frigatriscaidecafobia.

Esta ideia de que é dia de azar perde-se nos tempos, e como não podia deixar de ser neste tipo de coisas, existem varias versões este dia ser conotado de mau agoiro.

Na numeralogia o numero 12 é o numero da perfeição, 12 deuses do olimpo, 12 meses do ano, 12 horas no relógio, 12 apóstolos, 12 signos, 12 tribos de Israel, enfim um número infindável de exemplos. Sendo assim o numero 13 já desequilibra a coisa, tornando tudo muito mais imperfeito…

Outras das conotações deste dia tem tendencias religiosas, na ultima ceia, à mesa haviam 13 pessoas, e Jesus, supostamente foi crucificado numa sexta-feira, juntando as duas coisa, dá molho… Outra das ideias tem origens nas religiões nórdicas onde ouve uma ceia com 12 deuses, Loki, Deus do mal e da discórdia apareceu sem ter sido convidado, armou uma zaragata com todos os outros e terminou com a morte de Balder, o Deus favorito de todos. (Onde é que eu já ouvi falar disto???) Advem também daqui a ideia de que convidar 13 pessoas para um banquete é sinal de mau agoiro.

Outra das ídeias para o inicio desta superstição foi que no dia 13 de Outubro de 1307 o rei Filipe IV de França ordenou a prisão e tortura de todos os Cavaleiros Templários do reino, sendo posteriormente executados por heresia. Era uma sexta-feira.

Existe também a ideia de que a Deusa Nórdica do amor e da beleza, Friga, (dai, Friday ou sexta-feira) aquando da conversão dos nordicos e germanicos ao cristianismo, transformou-se em bruxa e como vingança reunia-se com mais 11 bruxas e o próprio diabo (13 no total) para lançarem maus agoiros e pragas aos humanos.

Seja como for é considerado por muitos um dia azarento, sendo até desculpas para não abrir um negócio ou fazer compras de bens maiores neste dia, chegando inclusive a ser uma desculpa para não sair de casa ou ir trabalhar. Existem estudos que comprovam que quem acredita neste tipo de superstição aumenta exponencialmente a hípotese de lhe acontecer algo mau.

Apenas como curiosidade, o dia sexta-feira 13 é o dia mais comum de todo o calendário gregoriano. Nos ciclos de 4800 meses existente neste, este dia aparece 688 vezes enquanto que os outros dias 13 aparecem menos vezes

One Response to Sexta-feira 13

  1. ManuelFelicio diz:

    Realmente é um dia de azar..joguei no euro milhões e nem 1 número acertei..

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: