Robots trabalhadores

Com o envelhecer da população e a mais baixa taxa de natalidade do mundo aliada a uma das maiores esperanças de vida do mundo, o Japão rápidamente corre para o abismo. Abismo esse onde os lares de idosos estão super-lotados, enquanto que as fábricas encontram-se vazias.

Assim o governo e as entidades investigadoras (das quais o Japão está repleto) vêm-se cada vez mais preparados para a substituição dos seus trabalhadores por robots.

Entitulado de “Send in the Robots” – (Chamem os robots) este pequeno documentário de 12 minutos realizado pelo Canadian Broadcasting Corporation revela-nos algumas das novidades a nível de desenvolvimento de robots com desempenhos em algumas tarefas do quotidiano, como robots enfermeiros, robots assistentes/ajudantes ou robots recepcionistas.

O Japão é um país de contrastes, para alem de ser um país hospitaleiro também é um dos países com mais pudor ao contratar estrangeiros para desempenharem funções e tarefas no mercado. Porque é que não se podia ser antes “Send in the Imigrants” – (Chamem os Imigrantes)? Uma coisa é obvia nesta reportagem, o nível de desenvolvimento dos robots ainda não é o suficiente para eliminar todas as necessidades do qual a sociedade japonesa precisa para sobreviver. Então porque não facilitar a vida aqueles que estão dispostos a mudar as suas raízes de forma a contribuir para desenvolvimento social… Uma das conclusões que se tira deste documentário é que a própria sociedade japonesa está “formatada” para a aceitação dos robots, quer seja através do anime onde existem personagens famosas que são robots salvadores do genero do “Super-homem” até robots em forma de foca que reagem aos estimulos imposto pelos anciões num lar para idosos no Japão.

One Response to Robots trabalhadores

  1. Kalenda diz:

    Bastante engraçado …

    já agora convido a vêr este … http://www.ecogeek.org/content/view/2597/73/

    Abraço …

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: