CyberPunk: ficção ou realidade?

O CyberPunk é uma corrente literária e cinematográfica cujo foque incide numa sociedade avançada a nível tecnológico (Cyber), com as tendências de degradação social e pessoal assim como a marginalização existentes na cultura Punk.

As tendências CyberPunk tiveram uma grande expressão durante os anos oitenta e noventa do século passado onde a cultura Punk emergiu de forma exponencial e era mostrada ao mais alto nível nos meios de comunicação, bem como a aparição de várias drogas e degradação pessoal que surge com o uso de substancias ilícitas como estas. A juntar-se a isto houve um “boom” tecnológico que previa de grande exactidão as ideias Cyberpunk existentes anteriormente.

No cinema esta tendência cultural tem grande expressão nos líderes de bilheteira, filmes como Blade Runner, a trilogia de Matrix, A Clockwork Orange e Metropolis são os maiores exemplos de Filmes CyberPunk.

Hoje em dia o Japão é considerado como sendo o primeiro pais CyberPunk, conotação essa que advém sobretudo porque um dos impulsionadores do CyberPunk é mesmo os livros Manga e os filmes Anime. Exemplos disso são os filmes de animação como Tron, Akira, Aeon Flux, Tetsuo 1 e 2, Cowboy beebop e muito provavelmente os vários filmes e séries de animação Ghost In The Shell serão os maiores exemplos de cultura CyberPunk.

A literatura foi muito provavelmente o berço do Cyberpunk. Os livros de William Gibson (Neuromancer, Count Zero e MonaLisa Overdrive); Philip K. Dick (Do Androids Dream of Electric Sheep? que mais tarde viria a ser fonte para o filme Blade Runner) e George Orwell (Nineteen Eighty-Four). Este ultímo, Nineteen Eighty-Four data de 1949 o que demonstra o grande visionamento do futuro destes autores.

As histórias CyberPunk relatam muitas vezes um prognóstico futuristico para a evolução da Internet. Palavras como Matriz, Rede computacional ou Cyberespaço são muitas vezes referidos em obras do género anteriores à era dos computadores e da Internet.

A nível social e politico, a cultura CyberPunk relata uma sociedade corrupta onde o poder está sob a alçada de multinacionais capitalistas, corrupcão nos governos e a alienação e vigilância tecnológica. Normalmente existe sempre um “escolhido” de entre a população que trava uma batalha contra todos esses géneros de poder que difamam a vida em sociedade. “Escolhido” esse que geralmente fazia parte do mal, tendo depois acordado para a realidade, vendo então que tudo o que ele fazia estava de errado, apelando assim para a conciencia do leitor/espectador.

Posto isto deixo aqui estas perguntas: (E espero respostas de todos vós)
Será que hoje já vivemos dentro deste mundo CyberPunk?
Será que este mundo ainda está para vir?
Será que seremos “salvos” através da mudança de conciencias como acontece com o herói no CyberPunk?

5 Responses to CyberPunk: ficção ou realidade?

  1. Joao Teixeira diz:

    Ainda não me dediquei muito a este post em questão, mas aqui vai o que talvez seja uma pista para a resposta!

    http://transcendentman.com/

  2. Joao Teixeira diz:

    Bom, aqui fica algo para talvez se arrepiarem, ou não…

    http://www.engadget.com/2009/03/16/japans-hrp-4c-fashion-model-robot-unveiled-already-harassed/

    Realmente coisas como as do filme do Terminator são mesmo ficção-científica, nunca vão acontecer…

  3. priscil diz:

    interessante…. para um bom pensador meia palavra basta!!!

  4. hornedwolf diz:

    Gostaria de publicar este trabalho na revista da Associação de Artes “Abismo Humano” nº3, pode ver os números anteriores em

    Envie no caso de estar interessado um mail para Abismohumano@gmail.com, este número da revista fecha em duas semanas.

    Continuação de um bom trabalho.

  5. Pingback: OdeTriunfante em Revista!! « Doei Doei

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: