Construindo um Cérebro num chip de silício

Um 'smart' chip: Cientistas na Europa estão a usar técnicas convencionais de produção de chips para criar circuitos que copiem a estrutura e função de um cérebro humano. Este protótipo inicial tem apenas 384 neurónios e 100.000 sinapses, mas as últimas versões contêm 200.000 neurónios e 50 milhões de sinapses. Crédito: Karlheinz Meier.

Boas,

Ora aqui vai a tomada do café depois do almoço.
Cheguei ao pc e vi que no diário da Kurzweil.AI estava esta notícia.

Foi desenvolvido um super chip informático, pela equipe de Karlheinz Meier do projecto FACETS.

Ora muito brevemente, o chip pretende simular o modo como o nosso cérebro funciona. Ou seja, pretende funcionar de um modo paralelo, em vez de em série.

Eu não sei muito de circuitos, mas pelo que nos disse a Dr. Taylor um dos nossos hemisférios funciona de um modo paralelo enquanto que o outro funciona em modo série. Não confirmei esta informação para além desta fonte.

Um chip informático a funcionar de um modo completamente paralelo permitirá simulações de forma muito mais rápida que o próprio cérebro.

Um dos objectivos do chip era possibilitar o estudo do funcionamento do cérebro.. no entanto.. “Ele é mais uma plataforma para inteligência artificial do que uma forma de compreender a biologia” – Markram.

Ora aqui ficam algumas retóricas para vos meter ‘medo’.

Ora já vimos que os robots estão cada vez mais próximos de nós a nível físico. E agora? Será que tipo de chips irá revolucionar a sua inteligência?

Será que vai ser mesmo possível criar um chip que simule na integra um cérebro humano? Será que um sistema em paralelo irá criar na inteligência artificial novas formas de cálculo e capacidade mental?

Umas das coisa que nós humanos somos capazes e que é bastante difícil para um computador é por exemplo distinguir dois caracteres iguais mas escritos com tipos de letra diferentes. Será que uma arquitectura ‘mental’ em paralelo irá permitir que uma faceta como esta se torne banal para um computador?

E podemos avançar mais um pouco e arriscar a perguntar se um chip que simule na perfeição um cérebro humano poderia gerar consciência.

Uma vez mais acho que este tipo de experiências e invenções vão fazer-nos repensar, uma vez mais, a nossa percepção da realidade.

Desculpem não ser mais extenso no meu comentário, mas estou no café pós almoço🙂

Abraços

2 Responses to Construindo um Cérebro num chip de silício

  1. Kalenda diz:

    Caro João,

    Cuidado com as traduções, “silicon” é mais silício que silicone, este ultimo é mais utilizado para potenciar certas partes não conscientes do corpo humano. 🙂

    Já agora se quiseres complementar o teu artigo/tradução fica aqui a esta sugestão http://memebox.com/futureblogger/show/1725-a-cognitive-theory-for-social-brinkmanship

    Abraço …

  2. Joao Teixeira diz:

    Obrigado.

    Peço desculpas pelo erro, que gafe…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: