ManuelFelicio está a deixar de comer chocolate!!!

Boas,

Pode parecer estranho mas este assunto tem vindo a ser debatido entre nós já há vários anos.

Estou com esta conversa porque ando a tentar deixar de comer chocolate😛 – ManuelFelicio

Reparem como uma simples mudança de atitude pode gerar uma tamanha alteração no psicológico de uma pessoa. A luta interna que deve estar a acontecer neste momento na cabeça do ManuelFelicio!

No entanto, este conflito psicológico é essencial para se gerar mudança! Para haver evolução de atitudes, de filosofias, de formas de estar na vida é necessário passar por confusão, conflitos internos, e muitos momentos de ansiedade. Acima de tudo, é necessário desejar mudar. Uma boa perguntar para nos fazermos a nós próprios nesta situação é: ‘porque não?’.

“[…]Mas não importa porque é apenas um passeio. E nós podemos mudá-lo sempre que quisermos. É apenas uma escolha.[…]” – Billy Hicks

8 Responses to ManuelFelicio está a deixar de comer chocolate!!!

  1. Joao Teixeira diz:

    Aproveitei esta brincadeira para reforçar uma mensagem séria já conhecida por alguns mas também desconhecida por muitos outros. Espero que tenha sido perceptível.

  2. MFelicio diz:

    Curiosamente, ontem à noite comi 3 quadrados de uma tabulete nestle das grandes😛

    Não comia há quase 2 semanas. E há duas semanas quando comi chocolate, já levava 23 dias sem comer.

    A verdade é que já não sinto aquela necessidade de comer chocolate, comer chocolate, comer chocolate.

    Em fevereiro tive uns dias que passei mal, mas não foi só do chocolate.. é tema para o Glória😉

    De qualquer forma, estou a tentar comer chocolate só aos fins de semana!

    Acho que seria pior que pura e simplesmente deixasse de comer para sempre.

    Provavelmente quando voltasse a comer era uma tabulete inteira😛

    []

  3. mastiphal diz:

    A teoria diz que para abdicar de um vicio é necessário privarmo-nos dele durante 21 dias. Se abdicas-te dele durante 23 superaste a prova.

    É claro que há sempre exepções, há aquelas pessoas que deixam de fumar durante anos e depois retornam ao vício.

  4. Kalenda diz:

    Quanto a mim quem se vicia estará irremediavelmente condenado a poder vir a ter uma recaída.

    O síndroma da abstinência consegue-se superar, agora a memória que associa o prazer ao vicio será praticamente impossível de apagar.

    Poderemos aprender a controlar o vício (até de forma +/- subconsciente) mas acabar com ele em definitivo, não acredito.

    Abraço …

  5. 4zbruno diz:

    O que é isso do mais ou menos subconsciente? Lol e como controlas uma etapa anterior á consciência? E já agora o que é para ti a consciência?

    Resumidamente; analisando pela psicologia e já que se fala basicamente de atitudes, estamos a falar do quê?

    O que é a atitude?
    A atitude é uma predisposição mental adquirida relativamente estável e que leva o indivíduo a agir de forma positiva ou negativa.

    A estrutura da atitude é suportada pelas;
    – Componente afectiva ou emocional (é constituída por elementos de carácter afectivo, está ligada ao sistema de valores, aos sentimentos; a tónica desta componente é o “eu gosto” ou o “eu não gosto”, sem mais justificações. Os primeiros sinais de uma atitude parecem ser do tipo afectivo)
    – Componente cognitiva (é a estrutura racional da atitude, tem haver com ideias ou conhecimentos, com aquilo que pensamos e que sabemos)
    – Componente comportamental (é o resultado dos elementos cognitivos e afectivos, trata-se do comportamento propriamente dito. Relaciona-se com a predisposição para agir de forma coerente com ideias e valores em determinada situação, no entanto, nem sempre se verifica uma coerência absoluta entre o comportamento e as outras duas componentes das atitudes)

    Só existe “conflito” ou tensão psicológica, quando estas componentes estão em “dissonância cognitiva”, isto é, inconsistência entre o que se acredita e o que se pratica, gerando um estado de tensão ou conflito psicológico, esta tensão acontece porque temos consciência da discrepância entre o que se acredita, o que se sente e o nosso comportamento.

    Por isso não é essencial ou necessário existir conflito psicológico para se gerar a mudança (de atitude), estas três componentes podem alterar-se consonantemente.

    Nos casos como o do Manel em que estamos perante uma situação de dissonância cognitiva, usa-se a técnica da sublimação que consiste na substituição do objecto de desejo. Por exemplo o indivíduo X, sabe que comer muitos chocolates faz mal, mas ele gosta mesmo de comer. Ou altera a sua componente cognitiva consciencializando de que comer chocolates faz bem, tornando as componentes consonantes e eliminando o conflito ou tensão psicológica; ou então troca o objecto de desejo, por ex: quando apetecer comer chocolates faz 20 flexões.

    Jubi isto para ti é palha, porque tencionas tocar em outros aspectos, mas não pode ir tudo para o mesmo saco! Mas deixo-te algumas informações =) sobre a mudança e a resistência á mudança.

    Beckhard & Pritchard resumem muito bem em sua “fórmula da mudança”que diz que uma mudança só será bem sucedida quando:

    P+D+C> R

    onde:
    P = insatisfação com a situação presente (porquê)
    D = perspectiva de como as coisas ficarão depois da mudança (o que)
    C = conhecimento dos elementos e passos que formam o plano/processo de mudança (como)
    R (resistência à mudança) = percepção do custo da mudança para indivíduos e grupos

    A experiência a respeito mostra que:
    -só uma insatisfação grande gera apoio a esforços expressivos de mudança
    -a mudança será menos difícil se o número de insatisfeitos for grande
    -a falta de clareza quanto ao modelo pós-mudança é fonte de resistências
    -a percepção de que o futuro será melhor do que o presente gera entusiasmo e reduz o medo
    -subestimar os recursos de tempo, comunicação etc. necessários à mudança pode levar ao caos.

    Kurt Lewin acredita que a mudança acontece em 3 etapas:
    -descongelamento = reconhecimento da necessidade de mudar
    -mudança = adoção de novas maneiras de ver e/ou fazer as coisas
    -recongelamento = estabilização do novo comportamento.
    Nesse processo:
    -as pessoas não mudam só porque acham satisfatórias as explicações sobre a necessidade de mudar
    -as pessoas não mudam só porque descobrem as conseqüências negativas de não mudar
    -as pessoas não mudam só porque a organização resolveu mudar
    -as pessoas, com freqüência, buscam manter seus modelos mentais mesmo em presença de fortes evidências contrárias a eles
    -as pessoas não mudam sós; elas precisam perceber que os companheiros estão mudando e que sua mudança será bem aceita pela nova cultura.

    Para Lewin, não basta mudar a maneira pela qual as pessoas fazem as coisas; é preciso mudar os valores que as levavam a ter o comportamento anterior. Assim, a mudança deve ser vista como um processo de reeducação no qual se busca criar novos valores, crenças e cultura para a organização.

  6. Kalenda diz:

    Caro 4zbruno,

    Agradeço a informação postada, vou imprimir e passar a algumas pessoas que deixaram de fumar e consumir drogas, pode ser que o melhor entendimento destes processos as ajude a não recair.

    Gostei dessa do P+D+C> R

    Abraço …

  7. ManuelFelicio diz:

    Bem, não sabia que me encontrava em dissonância cognitiva.. mas ainda bem que explicaste o que isso queria dizer..por momentos pensei que tinha alguma doença grave! (j/k)

    Agora em relação à técnica da sublimação… nada mudou na minha vida em relação a usar outro objecto para satisfazer o vício do chocolate. Eu comia chocolate nestlé enquanto estava no computador, quando estava a ler. Como muito pouca fruta, normalmente o pessoal ca de casa ia para as maçãs e eu ia para o chocolate.. Tinha sempre chocolate no escritório, e ia comendo durante o dia enquanto faço o meu trabalho.

    Agora, pura e simplesmente deixei de o fazer. Não arranjei mais nada para comer ou fazer entretanto. Também não passei a achar que comer chocolate é algo mau. Aliás..afirmo de pés juntos que não há nada melhor para comer do que chocolate! Se alguem tiver prisão de ventre, aconselho vivamente!

    Concordo que para mudar, em certos casos, é preciso ajuda de outros. A Joana tem me ajudado.

    Tenho ainda outro vício que não consigo largar, esse é o pior de todos e o que mais me marca, k tem a ver com as marcas que tenho nas costas. Não consigo passar um dia sem arrancar cascarrões.. Basta estar nervoso ou preocupado com algo..a primeira coisa k faço é por o braço pela camisa a dentro e vai unha.. Aqui é que podia aplicar a sublimação! Mas nem com ajuda me tenho safado!

    Já agora..também tenho cortado nas bolachas, e pastilhas/chiclets também deixei de comer (não é que comesse muito, mas perdi a vontade as de comer).

    O pessoal que lê estes posts deve estar a pensar que devo sofrer de obesidade ou algo do género e estou a tentar recompôr-me..mas peso 55 kilos.

    []

  8. Cabas, não é palha não. Já te disse que gosto do que escreves aprende-se e dá um bom equilibrio.

    Ya, também concordo com o P+D+C > R. Tentei aplicar isso a certas situações agora na minha vida..

    Epa, agora só desviando um pouco o assunto da comida.. eu acho que tou um pouco viciado em vir um bocado a net todos os dias, principalmente ao Blog e ao Mail. Hoje só me tinha ligado de manhã. Passei o dia todo por ai, e agora à noite, que já estou deitado, pensei: “ou pego no livro que o manager me deu ou vou um bocadinho a net mandar lá uma palavrinha no blog”. Pois não resisti tive de vir cá, nem que fosse para dizer ‘oi’.

    Grande Thread … a questão é mesmo esta.. “preciso de mudar.. mas quero mudar?”

    Abraços

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: