G20 injecção de dinheiro?!

Pelo pouco que li sobre o que se tem falado na cimeira do G20, parece que se irá injectar ainda mais dinheiro na economia de modo a gerar mais riqueza, trabalho, e produtividade. Segue aqui mais uma opinião do MRA Alliance (http://www.lawrei.eu/MRA_Alliance/?p=3478).

Lá vamos nós dar mais um pulinho no poder económico e falsear a crise que se vive. O pior vai ser depois quando viermos para baixo. Lembrem-se que depois da subida vem sempre a descida. E mesmo quando a descida é ligeiramente atenuada a montanha há de ter um fim.. e aí descemos a pique.

No documento Zeigeist GUIDE, lançado para o passado 15 de Março é explicado brevemente o que se chama de ‘ciclo de negócios’. Explicado de forma ainda mais breve, podemos dizer que ao longo do tempo a economia sofreu e sofre ciclos constantes de expansão e contração. Em perfeita teoria, os ciclos repetidos de expansão e contração não deveriam fazer oscilar significativamente a média entre os dois extremos (Fig a baixo).

Fonte: Zeitgeist, the GUIDE, pg. 26

Fonte: Zeitgeist, the GUIDE, pg. 26

Contudo, o que se tem passado é que nos periodos de contração é injectado dinheiro no sistema de modo a que a contração seja atenuada a fim de evitar ‘uma espécie de’ colapso social. Pois na presença de dinheiro novos postos de trabalho são criados, sobe o poder de compra, etc, o que impulsiona o sistema actual a correr ’em força’. Porém, este atenuamento da contração irá no futuro reflectir-se no que chamaram de ‘grande contração’:

Fonte: Zeitgeist, the GUIDE, pg. 26

Fonte: Zeitgeist, the GUIDE, pg. 26

é o que se pode ver no gráfico que apresentaram no último documento Zeitgeist.

Pelo pouco que percebo, esta injecção de dinheiro que irá agora acontecer, para facilitar o crédito e levar as pessoas a indvidarem-se ainda mais, é mais um atenuador de queda e mais um degrau escalado para o buraco que se avizinha.

O crédito é facilitado e as pessoas em vez de pensarem em poupar para o futuro pensam apenas em endividarem-se para poder adquirir mais “obsolutências” (mais uma palavra podem adicionar)!!! Como diziam os GNR… é a “Absurdina”!

E parece que o que nos vai ”salvar” é a ‘Nova Ordem Mundial’ que está aí a aparecer…

Ajudem-me a perceber melhor este esquema e estas decisões dos grandes vintes, fico à espera do vosso comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: