O renascer de uma espécie

O Ibex-dos-pirinéus foi a primeira espécie a ser declarada como extinta no presente século XXI. Por ironia do destino, o último espécime com o nome de Célia, foi morta pela queda de uma árvore no Parque Natural de Ordesa em Espanha em Janeiro de 2000.

Outrora abundante em grande parte da Península Ibérica, incluindo extensões de terreno no norte de Portugal e França, a extinção desta espécie está ainda envolta em mistério. Crê-se que por incapacidade de competir com outras espécies pelo alimento existente ou devido a doenças, durante quase todo o século XX o seu número nunca passou dos 40 indivíduos.

Mas antes desta tragédia natural em 1999 um grupo de 3 cientista conseguiu extrair uma amostra de tecido da Célia e em conjunto com uma companhia chamada de Advanced Cell Technology, Inc, tentaram clonar a espécie e re-introduzi-la no seu hábitat natural.

O Ibéx-dos-Pirinéus tornou-se assim a primeira espécie oficialmente a tornar-se “Inextinta”…. Por um período de 7 minutos. Em Janeiro de 2009 o unico clone gerado morreu 7 minutos após nascer devido a uma falha nos pulmões.

2 Responses to O renascer de uma espécie

  1. Lex Coast diz:

    Cara,

    Quando será que o cabeça de vento do homem vai parar de detonar as especies?

    A natureza ta prestes a devolver o q aguentou até agora.

  2. mial diz:

    afs
    merda quase consiguiram clonar o bixo
    e o pior de tudo, apesar de extinta em 2000, um periodo recente, não axei nenhuma foto do disgramado, sendo que a desenhos dos dinossauros de 65 milhões de anos atras, mas esse de 11 anos atras não tem

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: