Os Economistas têm de Aprender a Subtraír

Durante anos os economistas têm definido a saúde económica de um país pelo seu Produto Interno Bruto. O problema é – sempre que uma floresta é abatida o PIB sobe. Sempre que há um derrame de petróleo o PIB sobe. Sempre que um paciente de cancro é diagnosticado o PIB sobe. É assim que medimos o progresso económico?

Os economistas têm de aprender a subtraír.

O crescimento de uma entidade num sistema fechado, com recursos limitados nunca pode ser perpétua. Esse crescimento envolve quatro fases fundamentais: uma fase inicial de ajuste, com reduzido crescimento, uma fase logarítmica (crescimento exponencial) enquanto todas as necessidades de recursos são satisfeitas. Quando pelo menos um dos recursos essenciais se acaba entra-se numa fase estacionária em que o crescimento pára e que eventualmente leva a uma quarta – a fase de declínio ou de morte. (Biologia fundamental).

Será o petróleo esse primeiro recurso a acabar?

Sobre Roger Marques
Passionate gamer, curious scientist, novice surfer, lvl 3 martial artist, also a budding game designer.

One Response to Os Economistas têm de Aprender a Subtraír

  1. jmct diz:

    Excelente post Roger!!

    No outro dia li qualquer coisa que dizia que isso do pico do petróleo é uma chachada.. Eu sinceramente acho o pico do petróleo bastante credível.. A maior questão que se coloca é exactamente em que fase estamos… Será que já atingimos o pico? Para bem e para mal dos nossos pecados, espero que sim..🙂

    Mas antes de dizer já que ‘espero que sim’… as vezes fico a pensar se caso o petróleo se acabasse pronto se teriamos forma como desenvolver logo uma energia ‘alternativa’ ou se iriamos para o fundo com roupa e tudo.. porque é impressionante como estamos mesmo dependentes do ouro negro para fazer tudo na nossa sociedade… e tudo é pouco..

    mas mais poluição… mais queima… mais não…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: