A ilha perdida de Lost… Mas a verdadeira!

Malta… Estou de volta, e para tal deixo aqui mais uma bela história de vos deixar os p****lhos de pé!

Todos nós nos recordamos da série televisiva que decorria numa ilha secreta, desconhecida de todos mas que encerrava nela um grande poder… Pois a realidade ultrapassa a ficção e uma ilha semelhante pode encontrar-se no golfo do México, e o poder dela é o ouro negro… O PETRÒLEO.

A ilha Bermeja, sítuada algures no golfo do México, era uma pequena olhota com cerca de 80km quadrados que foi pela primeira vez referida na carta “El Yucatán e islas adyacentes, Islario general de todas las islas del mundo”, de Alonso de Santa Cruz, impressa em Madrid, no ano de 1539. No ano seguinte, Alonso Chaves fez a primeira referência explícita à ilha no livro “Espejo de Navegantes”: “Bermeja, ilha ao largo de Yucatán está a 23 graus (de latitute norte). Dista 14 léguas a noroeste do cabo de San Antón e 55 léguas das Alacranes. Dista 118 léguas a nordeste de Villa Rica. É uma ilha pequena que de longe parece vermelha.”

Suposta localização da Ilha Bermeja

O suposto desaparecimento desta ilhota presupõe uma grande questão. A existencia desta no mar, alargaria a fronteira marítima do Mexico em mais de 50 Milhas e daria ao governo Mexicano a possíbilidade de explorar na totalidade uma jazida de petróleo valorada em 22,5 mil milhões de barris de petróleo. Sem esta “caganita no mar” quem é que controlará essa zona de mar? Os EUA

Desde então várias teorias têm saido acerca da ilha: coordenadas erradas, maremotos ou até movimentos tectónicos… Mas a mais interessante é a implosão da ilha por parte dos EUA, de forma assim a reclamarem todo o petróleo existente na zona. O congressista mexicano Elias Cardenas afirmou que nada de origem natural foi o motivo para o desaparecimento, tal deveu-se a “mão” humana, ou seja, os EUA e a CIA, teriam feito explodir a mesma, ficando o México sem direito aquela espaço, visto que não existe de facto. Em 1997, José Angel Conchello, presidente da Comissão de Relações Externas do Senado mexicano, publicou um artigo “Entregar o petróleo”, no qual se referia à ilha e acusava o governo mexicano de ceder aos EUA a entrega a este a exploração do “ouro negro”. Morreu meses depois num acidente de automóvel em circunstâncias ainda não esclarecidas.

No ano 2000 os EUA e o México assinaram um pacto em que durante dez anos ninguém explorava o subsolo da área. O prazo termina em 2010.

One Response to A ilha perdida de Lost… Mas a verdadeira!

  1. jmct diz:

    Bem vindo de novo!😀

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: