Mídia Independente

Após mais de um ano sem ligar a T.V. noto como a informação a que tenho acesso é completamente diferente. Acabaram-se os 30 minutos de futebol todos os telejornais e os intermináveis shows da Lux. Por outro lado, as outras notícias que mal tinham cobertura são agora panorâma principal da minha capa de informação.

Ao ler este post em OVigia, apercebi-me uma vez mais, e com mais força, de como os mídia indenpendentes estão a surgir na nossa sociedade e de que como estes representam o síntoma do mau estado desta mesma sociedade.

Os mídia convencionais não nos informam, mostram apenas o que está por detrás dos interesses de quem os financia e de quem os controla, e tão fácil é modificar a opinião pública através de uma simples reportagem na T.V.

Blogs, websites mais elaborados, canais alternativos, shows de rádio, todo o tipo de meios é importante e conta na hora de transmitir informação correcta e detalhada. Na hora de transmitir a verdade e os acontecimentos reais todos os esforços são prazer.

Já repararam que ninguém pede dinheiro nem publicidade nessas alturas? No máximo apenas algum suporte, muitas vezes apenas para manter o site online. Não será isto também uma prova da criatividade humana, a mesma que a nossa sociedade hoje nos tenta tirar a todo o custo?

Dizem-nos para sermos a mudança que queremos ver no mundo. Não podia concordar mais. Não entrando muito fundo nessa frase, penso que um bom passo para começar essa mudança seria mesmo desligar um pouco a televisão e procurar algumas fontes alternativas. É impressionante o quanto a nossa atenção aumenta quando deixamos de ser bombardeados pelos produtos de quaisquer marcas ou flashes publicitários. Lembro-me uma vez deu no telejornal uma notícia interessante. Quando a notícia acabou, e quando eu ia começar a pensar sobre o que tinha visto, no momento onde uma pausa era necessária para interiorizar completamente a informação, ZÁS!, “nova transação do Sporting, bla bla bla” e tudo se perdeu. O choque de informação foi tal que eu fiquei boqueaberto. Não nos podemos mais dar ao luxo de sermos consumidos por este tipo de manipulação.

Desafio-vos a todos a desligar um pouco do canal geral, a deixar de comer o que nos põe no prato, e a procurar um pouco por alguma informação mais detalhada, outros pontos de vista.

O Massacre em Genova 2001, a quando a reunião do G8, é um bom exemplo do controlo dos mídia e do controlo policial. Desculpem não poder dar mais informações sobre o assunto, tentarei escrever mais quando tiver mais informação. Por agora ficam estes dois videos.

5 Responses to Mídia Independente

  1. Kalenda diz:

    Ola jmct,

    Concordo contigo, pois a pouca TV que vejo resume-se aos canais de documentários (Historia, Discovery,…).

    Grande parte da informação que recebo vem da net. Seleccionei há algum tempo uma dezena de sites que percorro diariamente, desta forma procuro ter uma panoramica geral do que se passa pelo mundo.

    O tempo é escasso e valioso pelo que é fundamental uma boa selecção de informação e controlo sobre a ansiedade de sabermos que muito nos passa ao lado🙂

    Abraço,

    Kalenda

  2. jmct diz:

    “e controlo sobre a ansiedade de sabermos que muito nos passa ao lado”

    Cada vez te compreendo melhor…

    Já agora se puderes partilhar essa seleção.

    Hoje dois novos docs foram publicados aqui no Ode, um deles está em tudo relacionado com esta conversa.

    Abraços

  3. jmct diz:

    fastflip… uau…

    Obrigado🙂

  4. Pingback: Mídia Independente em tempo de Guerra « Ode Triunfante

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: