O Tratado de Copenhaga

Detesto estar tão fora destes assuntos quanto estou. Ainda me custa a interpretar muitos ‘movimentos’.

Enteirei-me hoje que no próximo Dezembro muito provavelmente irá ser assinado o Tratado de Copenhaga. Digo-vos mais uma vez que ainda não pesquisei nada sobre este assunto para além deste post no Blog A Nova Ordem Mundial.

Através de uma análise muito superficial parece que este tratado vai ser um passo gigante para um órgão governamental mundial. Órgão esse isente de quaisquer eleições.

Fica aqui a breve palestra (legendada) de Lord Monckton.

First, a little background on Lord Monckton. He was a Maggie Thatcher adviser. He’s an environmental policy wonk of the highest order, and a master of converting knowledge to action. He sued to prevent Al Gore’s “An Inconvenient Truth” from being forced into British classrooms… and won. The judge ordered that 9 serious inaccuracies in the film be corrected. Lord Mockton travels the globe to educate people on the myth of global warming. – Fonte. (pare ser traduzido em breve)

(continua…)

6 Responses to O Tratado de Copenhaga

  1. paulobode diz:

    Falava disto contigo há dias, jmtc…quando te mostrei uma notícia na revista Science sobre o novo acordo entre os EUA e a China para a redução na emissão de gases greenhouse e “esforço” geral para abrandar a transformação ambiental: um acordo de compromisso para “remar para o mesmo lado”, por ambos os países. Está-se mesmo a ver que é uma jogada política para agora em Copenhaga estarem os dois lado a lado neste tratado ridículo. Tem-se falado muito deste tratado em jornais científicos como Nature e Science: questiona-se o sentido da tao temida “barreira dos 2ºC no aquecimento global”.
    Existem realmente questóes se colocam como: Tem esta barreira dos 2ºC alguma base científica (parece que não: tal previsão parece ser impossivel de ser feita, mas ainda assim eles – governos – continuam a palreá-la)? Que consequências económicas e na sociedade este tratado (à semelhança da palhaçada do tratado de Quioto) irá trazer? E finalmente, qual o interesse político por detrás disto?

  2. jmct diz:

    Lembro-me quando o rui costa nos disse que achava que isso do aquecimento global era uma treta (já há uns bons anos), na altura achei que ele tava a exagerar mas agora penso como ele.

    Umas das críticas que mais se aponta à teoria do aquecimento global é que eles falam muito nisso, supostamente estudam muito, mas nunca referem o Sol como possível responsável. O Sol está mesmo ali ao lado e é responsável por quase todo o calor da Terra e mesmo assim não é considerado para os cálculos. Um

    Falando na minha opinião, acho que o planeta está bastante poluído, isso para mim não há dúvida. Se o CO2 é causa da poluíção, não me parece muito. Acho que o que nos contaminha são os outros gases negros que saem dos escapes (falando de uma forma muito simples). Acho que sim devemos lutar por energias limpas e pela redução da poluição mas não acho que o nosso inimigo seja o CO2. Acho que há aí inimigos bem piores.

    Quando ao facto de se o nosso planeta está mesmo a aquecer ou não… não sei bem dizer, mas se tiver, talvez seja mesmo por causa do Sol. Porque segundo os peritos o Sol está agora a passar por um ciclo de maior actividade.

    Se seguirmos toda a teoria que tenta revelar as verdadeiras intensões por detrás do aquecimento global, podemos dizer que foi uma estratégia planeada para desviar dinheiro que podia ser aplicado nos países do 3º mundo, criando assi uma medida favorável à redução da população mundial, que vai servir de base para implementar novas taxas nos cidadãos, as chamadas taxas do carbono, entre outras.

    Há inclusive agora a chamada Polícia do Aquecimento Global. Basicamente tem o poder de entrar no teu negócio verificar se está “tudo ok”, se cumpres os requesitos da emição de carbono, e depois mandam-te a conta para casa para tu próprio pagares a inspecção.

  3. jmct diz:

    Ainda de volta do aquecimento global, fica aqui um blog que já conheço há algum tempo mas apenas hoje tirei um tempo para ler. Uma escrita e investigação bastante interessante, vale a pena!

    http://mitos-climaticos.blogspot.com/

  4. paulobode diz:

    O problema do CO2 é o efeito de estufa, jmct. Aquece o planeta que é que se há de fazer.

    ALém disso, em termos ambientais, está-se constantemente a alterar o ciclo do carbono ao queimar compostos de carbono – os fosseis – que não deviam interferir no ambiente actual; pertenceram ao equilibrio do carbono de há milhoes de anos atrás – não fazem parte dele agora (nao deviam)! Assim, o planeta vai evoluir para uma nova situação de equilibrio tendo como base aquilo que nós andamos a meter na equação…e não é nada bom. Este equilibrio é certamente mais quente, o que pode acarretar transformações ecológicas catastróficas. Este argumento foi-me transmitido há pouco tempo e faz todo o sentido na minha cabeça. Eu acho que não é tão catastrofico como eles – entidades governamentais – nos tentam vender, mas ainda assim, este é o grande problema do CO2 e queima dos fosseis. É tambem aqui que entra os biocombustiveis como alternativa que, a dada altura do processo, consomem CO2 e, portanto, na equaçao final, a libertação de CO2 é basicamente zero (os engenheiros orgulham-se muito deste facto e com razao).

  5. paulobode diz:

    Só por dizer que concordo contigo: esta historia do aquecimento global pode mesmo ser apenas para dar valor e sustentação à implementação de uma governância de âmbito mundial para “nos livrar” do monstro chamado aquecimento global e evitar que passemos a barreira catastrófica dos 2ºC. Só quis frisar que penso que o aquecimento global deve ser uma preocupação “real”; acima de tudo, a poluiçao deve ser uma preocupação real, como disseste. Mas quanto a isso, precisamos primeiro de uma transformaçao mental para que possamos, todos, olhar para isto como um problema. Mas nao….isso nao vai acontecer tão cedo.

    Quanto ao Sol, tens alguma evidência de que ele esteja mais quente e que esteja a contribuir para a festa? Gostaria de ler sobre isso. É claro que contribui…mas Sol sempre o tivemos. A minha questão é se estamos a ir ao encontro de uma fase Solar que não é de todo a ideal para a vida terreste.

  6. mastiphal diz:

    A verdade é que o aquecimento do sol pode ser uma causa na equação mas nunca será o peso maior na balança.

    É sabido que o sol passa por vários ciclos de maior ou menor actividade (é só googlarem). Mas esses ciclos são de duração média, cerca de 10 anos +/- passando depois para um período de menor actividade também varia um pouco entre os 5 e os 10 anos.

    Podem ver aqui neste gráfico da NASA, a parte de baixo:

    Ora a Terra não sofre de problemas de efeito estufa, buraco do ozono ou elevação das temperaturas e desgelo dos glaciares em ciclos de 10 anos.
    A Terra já sofreu várias eras glaciares e picos de elevada temperatura, e sempre se soube adaptar. O problema é que dantes não tinha o Ser Humano a interferir no seu caminho e a dificultar-lhe a vida.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: