Gripe A: Bebés saudáveis até dois anos começam a ser vacinados hoje

O título do post é também o título desta notícia que se pode ler hoje no Jornal I.

Mesmo depois de tantos órgãos de peso no mundo da saúde, como enfermeiros e médicos, a questionar a segurança da vacina, tal como diversos países a proibirem o adjuvante usado em Portugal, parece que o nosso país não perde tempo em avançar com mais vacinas. É curioso ver que mesmo com um confronto que já ultrapassa a barreira dos blogs «estranhos» da Internet, não há nada que pare ou, pelo menos, abrande esta onda (para não dizer Tsunami) de injecções. Penso que um pouco de calma e pensamento deveria ser dedicado ao assunto. No entanto, é bom relembrar que quaisquer debates ou discussões na televisão são duvidosos devido à manipulação dos mídia representativos.

Realço aqui uma parte da notícia a cima discriminada:

Morte em Portalegre Ontem à noite foi anunciada a morte de um feto com 34 semanas, depois de a mãe ter sido vacinada – a 10 de Novembro – contra a gripe A. Contactado pelo i, o Ministério da Saúde recusou comentar o caso. Apenas o hospital de Portalegre avançou com um comunicado, rejeitando, porém a associação entre a imunização e a morte. “Não é possível estabelecer uma relação causal entre a vacinação da grávida e a morte do feto”, avançou a unidade.

O calendário oficial de vacinação de grávidas e outros grupos de risco continua, agora em simultâneo com a vacinação de pessoas que integram o grupo “B”. Dentro dos grupos prioritários, o “B” corresponde a casos de doentes crónicos – que sofram de diabetes, asma, insuficiência renal e problemas cardiovasculares. Agora, este grupo é alargado a crianças entre os seis e os 24 meses, mesmo no caso de não apresentarem quaisquer problemas. “Aquilo que acrescentamos são as crianças saudáveis”, explicou a ministra da Saúde, Ana Jorge.

Gostava de saber também o quão manipuladas estarão as estatísticas referentes às mortes pela Gripe A. De todas as mores anunciadas quantas são referentes a Homens de saúde forte e vigorosa que após apanharem o vírus morreram? Quantas das mortes “publicitadas” serão referentes a pessoas que já se encontravam num estado bastante enfraquecido antes de contraírem a doença e que, talvez por isso, não conseguiram registi-la?

É curioso no mínimo ver que qualquer pessoa que morra e seja portadora do vírus H1N1 é considerada morte por Gripe A. No entanto, nos casos em que uma pessoa tome a vacina e sofra efeitos secundários, até mortais, “não se pode estabelecer uma ligação entre a vacina e os efeitos sofridos”.

2 Responses to Gripe A: Bebés saudáveis até dois anos começam a ser vacinados hoje

  1. Pingback: Gripe A: Bebés saudáveis até dois anos começam a ser vacinados hoje | Todo sobre la Influenza AH1N1 | All About Influenza

  2. Pingback: Francisco George e as “coincidências temporais” « Ode Triunfante

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: