A CIA e as suas…

A C.I.A. que já todos nós conhecemos bem, nem que seja pelo caso dos voos de prisioneiros de Guantanamo que sobrevoaram o espaço aéreo nacional aqui à uns anos, é um serviço de inteligencia Norte-Americano que durante a guerra fria teve um papel fundamental no desenvolver das situações e sendo assim, influenciou a História, para bem dos EUA e dos seus governantes, claro.

Deixo-vos aqui três programas da C.I.A. no mínimo interessantes:

Operação Mockingbird

Um dos mais ambiciosos projectos algumas vez feitos pela CIA foi a operação Mockingbird, um projecto de propaganda que foi implementado no inicio da década de 50. Era um empreendimento massivo que chegou a contar com mais de 3000 agentes e colaboradores, cujo objectivo era ganhar algum controlo na imprensa da altura alimentando um pequeno grupo de jornalistas seleccionados e usando as suas publicações como uma forma de filtrar e abordar as notícias que chegavam aos tabloites. A certa altura o programa contava com infúencias no New York Times, Newsweed e na revista Time, bem como outras tantas 25 publicações em grandes jornais. O programa tinha como objectivo principal influenciar a opinião do mundo sobre o então presidente da Guatemala. O projecto continuou a disseminar os seus tentáculos por toda a parte até aos anos 60 quando uma séries de jornalistas de investigação trouxeram o caso à luz do dia e o programa foi encerrado. Familiar demais não acham?

Operação Northwoods

No inicio dos anos 60, quando a Guerra Fria estava no seu auge e o medo do comunismo era a moeda de troca nos EUA, um plano chamado de Northwoods surgiu pela mão da CIA. De forma simples o governo iria criar uma série de violentos atentados terroristas nas suas cidades, bombas, sequestros aéreos, escutas telefónicas e sabotagens, tudo de forma a incriminar Cuba. Isto iria criar o suporte para então depois o governo poder atacar militarmente a ilha e assim demover Fidél Castro do seu poder. O plano foi rejeitado pelo presidente na altura John Kennedy, e sequencialmente rejeitado. A operação surgia logo depois apenas como rumor, e apenas foi confirmada após uma série de documentos top-secret terem sido revelados após documentos sobre o assassinato de Kennedy terem sido considerados públicos em 1997. Na altura pode não ter acontecido mas quem nos diz que uma semelhante não aconteça hoje em dia? (Substituir Cuba por Afeganistão ou Iraque, e Fidél Castro por Talibãns ou Saddam, et voilá)

Operação Midnight Climax

Novamente nos anos 60 (a CIA tinha cá uma mente nessas alturas) a sociedade começava então a experimentar uma série de halucinogénios como o LSD, e a CIA não podia deixar isso de parte. Esta operação tornou-se uma das mais ridículas e completamente ilegais tentativas de averiguar os efeitos de tais ácidos em cidadãos desconhecidos. O programa decorria numa série de casas de prostituição em Nova York e na Califórnia, onde prostitutas eram então usadas para atrair jovens, com o intuito de depois lhes darem comida ou bebidas com pequenas quantidades de LSD ou semelhantes ácidos no seu conteúdo. Os quartos eram depois fechados para que o comportamento das cobaias pudesse ser visto e observado através de uma parede espelhada. O objectivo da CIA era depois usarem os efeitos das drogas nos terrenos de combate na altura e seria então uma ajuda preciosa na Guerra Fria. A maioria dos ficheiros desta operação foram destruídos na altura, mas a a meados dos 70 uma série deles chegou ao público, mas o projecto já tinha sido abandonado na altura. Quem sabe quantos americanos não ficaram agarrados a essas substancias após estas experiências da CIA.

Não vou deixar aqui nenhuma fonte pois estes casos são bastante conhecidos do público uma pequena pesquisa no google e encontram-nos facilmente.

8 Responses to A CIA e as suas…

  1. Mats diz:

    Eu não concordo em muitas das actividades da CIA, mas acho que como europeus, devemos estar gratos que os americanos usaram os seus recursos para defender a nossa liberdade. Claro, eles tinham os seus interesses (monetários, políticos, etc) mas se não fossem eles a interferirem em duas guerras europeias, e a derrotarem os ateus comunistas, onde é que estaria a europa?

    Eu acho que muita arrogância nossa falar mal de uma força especial que, repito, tendo em vista interesses próprios, lutou para nos manter livres.

    Mas enfim.

  2. mastiphal diz:

    Mats estás-me então a dizer que uma acção boa anula uma acção má? “Aquele ia a 100 em frente a uma escola, mas é bom rapaz porque mais à frente parou e ajudou uma velhinha a atravessar a estrada” é assim que tu pensas?

    Já agora Mats, só como informação, a CIA nunca pos os pés numa guerra mundial, a CIA só foi criada em 1947 como o objectivo de travar a guerra fria e o comunismo de que tu tanto gostas.

  3. jmct diz:

    Eu acho que foram os EUA que começaram a guerra financiando Hitler. Eheh.

    Claro que se não fossem os EUA agora o mundo estaria sob o domínio ateu…. oh Mats,… francamente..

  4. Mats diz:

    mastiphal,
    eu disse “os americanos” e não “a CIA”.

    Mats estás-me então a dizer que uma acção boa anula uma acção má?

    Estou a dizer que os europeus, especialmente aqueles da vertente mais ateísta, queixam-se de barriga cheia.

    Já agora Mats, só como informação, a CIA nunca pos os pés numa guerra mundial, a CIA só foi criada em 1947 como o objectivo de travar a guerra fria e o comunismo de que tu tanto gostas.

    Eu gosto do ateísmo político (comunismo) ? Estás a ser sarcástico, ou estás a mentir a meu respeito?

  5. mastiphal diz:

    Estava a ser sarcástico como é óbvio, Mats… Para a proxima deixo-te uma nota de roda-pé a avisar-te xD

    jmct, sim foram eles, há dados históricos que confirmam que o avô de George Bush foi membro da Skull and Bones que por sua vês foram dos grandes financiadores da ascenção nazi na Alemanha. Este foi também senador do Connecticut pelo partido conservador, assim como o seu filho George H. W. Bush e o seu neto, George W. Bush.

  6. rperre diz:

    Descobri hoje o vosso site, é bom saber que há portugueses nisto.
    Força!
    Irei contribuir

  7. jmct diz:

    Eu sei😀 eu também vejo os docs da conspiração😀

  8. jmct diz:

    Boas!

    É bom ter-te cá Rperre. Sempre que tiveres material ou comentários não exites em enviar.

    Abraços

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: