Banco Central Europeu: Os Monstros da Inflação e Deflação

O Banco Central Europeu presenteia-nos com este trecho de animação que explica como a inflação e a deflação são monstros que se devem evitar a todo custo num sistema monetário:

Acima de tudo este filme mostra-nos como todos os sistemas monetários estão feitos para contrariar a abundância, a disponibilidade das necessidades da vida para todos.

Além disso, revela um dos maiores calcanhares de Aquiles de um sistema monetário centralizado:

A super centralização de um sistema monetário leva a que seja impossível agradar a Gregos e Troianos. Neste momento a Irlanda quer que se diminuam as taxas de juro.

Enquanto o Banco Central Irlandês estava a fazer pedidos por carta aos bancos Irlandeses para conterem o crédito, a sua congénere da Espanha, estava a insistir que os bancos espanhóis fornecessem provisões adicionais para se ter uma almofada de segurança em caso de uma recessão (a recessão que vivemos hoje).

Não se pode agradar ao mesmo tempo um país que queria subir as taxas de juro e ao mesmo tempo agradar a outro que queira que a taxa de juro baixe. Só há uma solução para este problema no meu entender: É banir as taxas de juro. Acabar-se-iam muitos problemas sociais com o fim da usúria.

“The American experience with the secession of the South may contain some lessons about the danger of a treaty or constitution that has no exits.”– Martin Feldstein, Economista da Universiade de Harvard e antigo conselheiro económico da administração Reagan, 1997

“Although Ireland would now benefit from an increase in interest rates to rein in its explosive growth, the major continental European countries want lower interest rates to stimulate their slowing economies and prevent even higher unemployment. The divergence of appropriate economic responses has already had a negative effect on Ireland. In the run-up to the start of EMU on Jan. 1, Ireland has had to cut its reference interest rate from 5.5 percent to 3 percent, the predominant rate set by the German Bundesbank. The decrease in interest rates has exacerbated an already overheated economy in Ireland.” Martin Feldstein e Kathleen Feldstein, The Boston Globe, 1999

Fontes:

http://www.finfacts.ie/irishfinancenews/article_1018459.shtml

http://www.finfacts.ie/irishfinancenews/article_1016593.shtml

http://www.ecb.int/

Sobre Roger Marques
Passionate gamer, curious scientist, novice surfer, lvl 3 martial artist, also a budding game designer.

3 Responses to Banco Central Europeu: Os Monstros da Inflação e Deflação

  1. jmct diz:

    Matal, Dêm lá a vossa opinião sobre isto:

    ” Ao digitar a palavra Illuminati ao contrário e colocar como endereço da web: http://www.itanimulli.com/ você é automáticamente redirecionado para o site da NSA – Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos. http://www.nsa.gov/

    Tirado do Blog A Tribuna

    http://r-virtual.blogspot.com/

    A minha pergunta é, quão fácil é para uma pessoa neura criar um link qualquer que depois seja redirecionado para o tal site do governo? O será que foram mesmo os “Illuminati” que fizeram isso?

  2. rpfm diz:

    Off topic jmct, mas ineressante.

  3. jmct diz:

    Sim eu sei que é offtopic, mas o melhor sitio para dizer qualquer coisa de novo sem ser mini-post é fazer um comentário no último post.😀

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: