Gripe A: Responsável europeu denuncia falsa pandemia

Da TSF chega-nos esta notícia.

O presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa encara a gripe A como uma falsa pandemia e diz que este é um dos maiores escândalos médicos do século.
No dia em que o Conselho da Europa discute o modo como a Organização Mundial de Saúde (OMS) enfrentou a gripe A, o presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa lança duras críticas ao que aconteceu e garante que o mundo nunca esteve confrontado com uma pandemia.
O diagnóstico era falso e custou muito dinheiro. Só na Europa, foram gastos 5 mil milhões de euros com as vacinas para a gripe A.
Um negócio para a indústria farmacêutica, que Wolfand Wodarg considera escândaloso.
Este médico alemão, especialista em epidemiologia, afirma que as pessoas perderam a confiança na OMS e que este caso deve ser agora investigado pelo Conselho da Europa.
Wolfgang Wodarg critica o alarme desnecessário, lançado pela OMS, considerando que se ficar provado que houve manipulação é preciso tirar as devias lições.
Ouvida pela TSF, Maria de Belém Roseira diz que, até hoje, nada prova que estas acusações tenham razão de ser, admitindo, no entanto, que houve vários países que demonstraram alguma falta de bom senso na compra das vacinas.
Mas, em Portugal, há também quem partilhe das críticas do presidente da Comissão de Saúde do conselho da Europa.
É o caso de António Vaz Carneiro, professor na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, embora afirme compreender a reacção dos vários governos, em função do que foi dito pela OMS, fala num falso alarme que não justificava as medidas que foram adoptadas.
Até hoje, a pandemia de gripe A matou cerca de 13 mil pessoas em todo o mundo, 94 em Portugal.

2 Responses to Gripe A: Responsável europeu denuncia falsa pandemia

  1. kalenda diz:

    …”OMS exagerou na ameaça da “Gripe A” e há suspeitas de corrupção”…

    Um relatório conjunto sobre o combate ao surto de H1N1 revelou que alguns cientistas que aconselharam os governos a armazenar medicamentos, constavam na folha de pagamentos de grandes empresas farmacêuticas.

    O relatório, publicado no British Medical Journal, descobriu que especialistas que prepararam relatório para a Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre o uso de medicamento para tratar o vírus H1N1 receberam dinheiro por serviços de consultoria alegadamente prestados a dois dos principais fabricantes das vacinas – Roche e GlaxoSmithKline.

    A decisão da OMS para designar uma pandemia de gripe está a ser igualmente investigada pelo Conselho da Europa que a acusa de ter exagerado sobre o perigo de um surto de H1N1, em Abril do ano passado.

    Os testes laboratoriais confirmaram mais de 18.000 mortes por infecção pelo H1N1, de acordo com dados da OMS, mas o vírus foi bem menos letal do que a organização anunciou.

    Um relatório do Conselho da Europa, também divulgado na sexta-feira, acusou a OMS de falta de transparência sobre o anúncio da pandemia do qual resultou o desperdício de avultadas somas para além de ter provocado “medo injustificado” nas populações.

    Paul Flynn, o autor do relatório, disse à Al Jazeera que os avisos da OMS foram um exagero. “A OMS mudou a definição de uma pandemia mais grave, incluindo a possibilidade de um grande número de mortes” disse, acrescentando que “o anúncio da imprensa mundial causou histeria ao dizer às pessoas que iríamos ter uma praga como a de 1918. Nunca houve qualquer evidência científica para justificar esta exegerada história de terror.”

    “Tal estupidez assustou o mundo, provocou enormes despesas e uma grande perturbação de serviços de saúde”, concluiu Flynn.

    MRA Alliance/Agências

  2. jmct diz:

    Boa!

    Por acaso já há muito que não dou uma olhadela ao MRA.

    Abraços

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: