Tráfego de Orgãos e Crianças no Haiti

LA VOZ DE AZTLAN publicou no dia 29 de Janeiro uma entrevista com o Primeiro Ministro do Haiti onde este confirma que há quem se esteja a aproveitar do caos e da tragédia praticar o tráfego de crianças e órgãos. Fala-se também em amputação descontrolada.

Esta notícia vem mesmo colmatar o que se ouviu recentemente nas notícias portuguesas: “Haiti: Imagens festivas de médicos causam polémica“.

Parece que os médicos em vez de estarem a dar atenção às vitimas gastam o tempo a emborrachar-se a tirar fotos exibicionistas com as armas dos militares.

Enquanto escrevia esta entrada sentia que nada de produtivo se estava a criar. Por isso não quis acabá-la apenas com as imagens. Senti a necessidade de acrescentar qualquer coisa. Deixar apenas as imagens iria tornar a entrada bastante sensacionalista, e não é isso que se pretende nem se procura. Aliás, é esse sensacionalismo que se tenta evitar. Talvez estas imagens sirvam para mostrar a palhaçada que há por detrás de muitas (se não todas) as acções de doação de dinheiro para este tipo de caridade. Das burlas que estas organização e grupos praticam sem que nunca sejam chamados à responsabilidade. Por lá está, a palavra “demito-me” ilibe qualquer um da responsabilidade.

Mas gostava de deixar aqui mais um apelo à necessidade de auto-mudança. À consciencialização de que sem uma mudança pessoal e interior nunca será possível uma verdadeira mudança exterior.

Estou-me a lembrar agora de um exemplo muito simples. Aqui em Itália li no outro dia no jornal que o smog em Milão já ultrapassava em larga escala os valores máximos estabelecidos por lei. Roma está igual, entre muitas outras cidades Italianas, claro encontra-se também Florença. Como actualmente habito em Florença posso-vos dizer, o smog sente-se no ar, é algo impressionante. E apesar de muitas vezes o Governo não criar condições para mudança, certo é que em muitas ocasiões podiam ser as pessoas a dizer basta, e elas próprias mudar a sua atitude. É necessário um caminhar conjunto, mas a cima de tudo individual.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: