Jiddu Krishnamurti legendado em Português

Ola a todos,

Eu e o Kalenda decidimos dar inicio a um projecto de tradução e legendagem. Ambos temos dedicado bastante do nosso tempo a ouvir o que Jiddu Krishnamurti teve para nos dizer. Deixo a pesquisa sobre quem foi este senhor para vocês, agora venho apenas apresentar-vos o projecto.

Já aqui no blog foram postadas varias palestras deste senhor. Na altura postei-as sem as ter visto primeiro, e todo o assunto passou um bocado apagado.

Com o tempo acabei por vê-las, e não só estas mas mais algumas outras.

As palestras originais estão em inglês o que acaba por limitar um bocado o público que tem acesso a elas. Foi por essa razão que decidimos começar este trabalho.

Diga-se que nenhum de nós é profissional de tradução. Pelo que agradecemos desde já toda e qualquer sugestão sobre o trabalho. Estas legendas são feitas de forma amadora, pelo que da nossa parte (e penso que aqui não entra mais ninguém ao assunto) não há quaisquer restrições de usarem o nosso trabalho para seguir em frente.

Para dar inicio a este projecto começámos por traduzir um pequeno excerto de 7 minutos que já esta disponível no YouTube. Seguidamente pensamos em traduzir as palestras de San Diego 1970 que são de aproximadamente 1h cada pelo que vai levar mais tempo a traduzir🙂 Pensamos que são um bom ponto de partida para a matéria que, basicamente, não terá fim.

Não vos vou dar já toda a informação de que disponho sobre J. Krishnamurti. Para já se conseguirem digerir o que vos estou a dar é um bom começo🙂

Conforme o trabalho for avançando será também criado um Blog para melhor organizar a informação e a discussão. Como vos disse ainda estamos no início.

Tenham em atenção caso o Kalenda comente alguma coisa a este post, apesar de ter sido eu a escreve-lo ele também é autor do projecto!

Abraços

12 Responses to Jiddu Krishnamurti legendado em Português

  1. kalenda diz:

    Ora viva,

    O objectivo é dar a conhecer Jiddu Krishnamurti (JK) a quem ainda não se cruzou com ele. Cabendo a cada um (e por si) investigar mais sobre ele, e até partilhar aqui as suas “descobertas”.

    Conforme o “jmct” já teve oportunidade de referir, vamos tentar traduzir 4 palestras do JK, que se pretende servirem para “sacudir” um pouco as nossas mentes.

    Por vezes a tradução não será nada fácil, pelo que as vossas sugestões/correcções serão sempre bem vindas.

    Um abraço,

    Kalenda

  2. Nino Rançoso diz:

    Olá! Ótima iniciativa, parabens!

    Aproveitando o embalo …gostaria de saber se algum de vcs saberiam imformar se o mais novo Doc do Alex Jones (Invisible Empire: A New World Order Defined – 2010) teria legendas em português Br, e se seria do interesse de vcs traduzirem. Agradesso então desde já qualquer informação!

    link do doc
    http://www.passiondownload.com/40024-invisible-empire-a-new-world-order-defined-2010.html

    Abraços

  3. FreedomSeeker diz:

    Boas.

    Parabéns pela iniciativa!

    Já tive a oportunidade de ver uma palestra do Sr. Jiddu Krishnamurti e fiquei abismado com a forma como ele nos faz pensar nas questões que realmente importam para a nossa evolução pessoal e colectiva.
    Não apresentanto as soluções, apresenta a forma de as alcançar.
    É no entanto necessária alguma paciência para assistir às palestras visto ele falar muito pausadamente, o que também nos dá tempo para reflectirmos sobre o que ouvimos ou lemos.
    Aproveito para informar quem ainda não saiba que o Invisible Empire de Alex Jones está disponível (apenas em inglês) no google videos e está a meu ver excelente.

    Também aconselho outro disponível no mesmo sítio e legendado em Português, “A Servidão Moderna”.
    Este muito menos trabalhado mas nem por isso menos importante.

    Abraço

  4. jmct diz:

    Boas,

    não estou a par das ultimas do Alex Jones.

    Pessoalmente não penso traduzir esse documentário. Normalmente esse tipo de docs são traduzidos rapidamente pelas comunidades pelo que não vejo a necessidade de nós aqui o fazermos. Costumo dedicar-me a coisas mais raras.

    Vai dando uma olhadela no docspt.com, é provável que là apareçam legendas.

    P.S. – nós aqui fazemos PT-PT😀 O Ode Triunfante está alocado em Portugal😀

    Abraços

  5. (depois de escrever isto tive de referir esta nota aqui em cima, porque é curiosa a coicidência de ver alguém falar do assunto e e pormenores dos quais ando a falar ultimamente)

    wow… ainda ontem falei disto. Que as pessoas para terem sucesso na vida imitam personagens fictícias de sucesso, nomeadamente dos filmes. Obviamente imitam outras pessoas que parecem muito confiantes e bem sucedidas, adoptam os seus gestos, comportamentosm frases, irónicas…mas no final, percebemos que o imitado também imita personagens de filme, e infelizmente são esses que costumam ter a vida facilitada, não aqueles que não imitam.. também se trata de facilitismo.

    wow começa a tocar num ponto que curiosamente ainda ontem falei nele.. o facto de nos preocuparmos tanto e apenas com problemas pessoais, familiares e de amigos..(quando assim o é) e não passa disso, não pensamos enquanto humanidade, se pensamos em conjunto é na forma da imitação, não do “entre-desenvolvimento”

    Ele fala da programação.. disto..tenho falado nas duas ultimas semanas e até ando a dizer que as pessoas estão programadas para pensar que estas teorias sobre a programação humana e da mente são tretas.

    Também tenho falado muito no facto de não gerar idolos nem gurus, coisa que nos tentam ensinar, até mesmo nas faculdades, ao qual, felizmente, eu e mais uns poucos nos deviamos. Resultado disso, dentro do curso de design de comunicação, é que 95% dos alunos fizeram de seus guros esses mesmos professores e os gurus (internacionais e famosos) que estes lhes injectaram…

  6. Mérito para este senhor pe de outros porque conseguem falar de problemas sociais, de engenharia social 20..30 anos antes das coisas aconteceram em força.. ou essas coisas simplesmente já aconteciam mas agora intensificam-se..

  7. CésarP diz:

    Antes de mais quero felicitar os autores para a coragem de tocar na ferida: o nosso interior.

    Acerca de um ano que leio J. Krishnamurti em simultâneo com os escritos do Fernando Pessoa e a uma das conclusões que cheguei até hoje foi qualquer coisa como: “difícil não é compreender; difícil é sentir, interiorizar o que se ouve mesmo quando não nos identificamos com a mensagem. ” exemplificando quando comecei a Krisnhamurti fiquei fascinado pelas palavras belas e simples mas nunca chegava a compreender li 1,2,3… os mesmos textos ficava sempre cada vez mais confuso.
    Posto isto convido todos que tenham “coragem” a SENTIR a seguinte frase: “Só tenho uma certeza. Tenho Dúvidas!”

  8. maria diz:

    Conheço alguns livros de Krishnamurti e posso afirmar que me idenfiquei a beça com a forma dele se expressar e não conduzir. Foi o primeiro autor de livros com o qual me identifiquei plenamente.

  9. Miguel Gaspar diz:

    Olá!🙂

    Que belo gesto tiveram em traduzir para português a forma como krisnamurti pensava e vivia a sua vida.
    Jiddu teve a gentileza e a responsabilidade ao longo da sua vida, comunicar de forma simples e directa (às nossas mentes e corações), sobre a forma condicionada com que fomos ensinados a pensar e a “viver”. “Viver” que não nos traz alegria, só sensação de ansiedade e sofrimento, que nos faz pensar que podiamos todos viver de uma outra forma.

    O que pode uma pessoa sózinha fazer?
    Ter a responsabilidade, como ele teve, de viver e tentar educar pessoas inteligentes que olham para a vida sem cortinas, reconhecendo que o facto de sermos únicos, não implica que estejamos separados(ego).

    Obrigado

  10. GABORUL diz:

    vamo fuma um então!

  11. tereza diz:

    fantástico ! É preciso ser corajoso para ouvir o que ele diz… e pensar junto.

  12. tereza diz:

    Li um livro de dele cujo título é “iberte-se do passado” (aliás, li muitas vezes)… Brincando pensei que o título deveria ser:” Liberte-se do passado e viva como puder “

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: