200 paises, 200 anos, em 4 minutos

O vídeo que vos mostrarei de seguida, representa um excerto do documentário “The Joy of Stats” da BBC, no qual Hans Rosling mostra-nos de forma bastante apelativa a evolução da riqueza e esperança de vida de 200 países durante os últimos 200 anos.

Num geral o vídeo mostra-nos uma corrente ascendente, tanto a nível económico como em esperança de vida. Mas demonstra ainda melhor que essa corrente só é possível graças à grande disparidade entre países ricos e países pobre.

O exemplo mais claro é a China como é demonstrado e bem no vídeo. Apesar de num patamar geral o pais encontrar-se no meio do pelotão, províncias ricas com a de Shanghai estão bem à frente da média do pais, tento os mesmos valores que Itália. Inversamente, nas zonas rurais Guizhou, assemelham-se mais a países como o Ghana.

Resta a cada um de nós interpretar o filme da melhor maneira. Da maneira “Cor-de-Rosa” onde caminhamos para o progresso, ou da maneira “Cinzenta” onde esprememos os mais pobres para nos tornarmos mais ricos… Cabe a cada um de nós decidir.

One Response to 200 paises, 200 anos, em 4 minutos

  1. Pingback: 200 paises, 200 anos, em 4 minutos | Doei Doei

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: