Iraq For Sale – The War Profiteers

Iraq for sale – The war profiteers ou Iraque à venda – Os lucros da guerra (Tradução livre) leva-nos a entrar na vida de soldados, condutores decamiões, viuvas e crianças cujas vidas foram devastadas para sempre graças à onda de lucros gerada pela guerra no Iraque. Iraq for sale desmascara as conecções entre as corporações privadas que fazem a guerra actualmente neste pais, e os lideres que permitem que tal seja feito.

O filme debruça-se sob 4 grandes empresas que eram pouco conhecidas ou totalmente existentes antes da guerra no Iraque de 2003, nomeadamente a BlackWater, Halliburton KBR, CACI e L3 Titan.

EDIT: Iraq For Sale Legendas Português – agradecimentos a Docspt.com

Ainda não vi o filme, mas no pequeno clip existente no youtube (e que está disponível para visualização no fim deste post), este centra-se sobretudo numa companhia chamada BlackWater WorldWide, empresa criada em 1997 com a ideologia de treinar militares em tacticas ofensivas e defensivas, bem como defesa pessoal.

Actualmente cerca de 90% dos lucros desta empresa são fornecidos atravez do governo dos EUA, principalmente no teatro de operações existentes no Iraque.

A escalada de lucros criada por esta empresa é fenomenal, passando de um total de lucros de 200 mil dólares para uns fantásticos 200 milhões de dólares por contracto até um acordo mútuo com o governo dos EUA em 2003 que atingiu a modica quantia de 21 milhões de dólares na prestação de protecção de Lewis Paul Bremer,  director humanitário e para a reconstrução no Iraque.

Quanto às outras empresas, a Halliburton KBR, dedica-se a todo o tipo de serviços baseados com o petróleo, armazenagem, movimentação e afins, bem como à construção de todo o tipo de infraestruturas.

A CACI e a L3 TITAN dedicam-se a providenciarem interrogatórios e traduções destes mesmo, nas prisões de Abu Ghraib. Com contractos feitos com o governo dos EUA que chegam aos 2 Biliões de dólares.

A totalidade do documentário pode ser mais uma vez adquirido na loja de torrents mais perto de sí!

Edit:

Aqui fica o link para o próprio filme no Video.google: (Agradecimentos a kalenda pelo link)

3 Responses to Iraq For Sale – The War Profiteers

  1. kalenda diz:

    Infelizmente é tudo verdade, com muito mais por contar😦

    Fica aqui também este meu pequeno contributo:

    http://video.google.com/videoplay?docid=-6621486727392146155&hl=pt-PT

  2. mastiphal diz:

    Epah kalenda, obrigado pelo contributo, confesso que não pesquisei no youtube ou no videos.google o documentário, vou proceder então à colocação do video no post! Obrigado!

  3. Joao Teixeira diz:

    Um filme simples mas ainda um pouco complexo, não consegui companhar tudo. Mas acho que a ideia geral ficou.

    Atacamos primeiro com as tropas para destabilizar toda a estrutura social dum país. Seguidamente, avançamos com as empresas, tudo passa a ficar privado. As empresas tiram o máximo de dinheiro possível, tanto do próprio estado como do país que invadiram.

    Dragam inclusivé a essência de vida das próprias tropas. Enriquecem que nem cães.

    Já há pessoas dentro da América a preocuparem-se com estes assuntos que tão obscuramente nos chegam cá. Esse é outro ponto curioso, este tipo de acontecimentos, tal como todos os outros tratados aqui, chegam-nos das fontes mais obscuras que se pode imaginar. Nunca há uma cobertura por parte dos media, ou a cobertura é mesmo muito pouca.

    No final, acho que o que me faz mais confusão (não quero dizer a palavra pena) é ver as pessoas indignadas pelo que é feito aos soldados Americanos e não pelo facto de haverem soldados propriamente ditos.

    Enquanto houver tropas, soldados e armamento estas situações são inevitáveis. Pois uma instituição como o exército apenas existe para se perpetuar.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: